terça-feira, 4 de dezembro de 2012

 
‎"Não quero viver demais. Quero viver até enquanto eu puder ter consciência do sol que brilha, da chuva que alimenta os rios e mares e dos sorrisos que dou e recebo por aqui e ali."
by Crisbalbueno
"Você não é derrotado quando perde.
  Você é derrotado quando desiste."

(Paulo Coelho, em Manuscrito encontrado em Accra)

sexta-feira, 30 de novembro de 2012


"O que for para ficar, ninguém poderá nos tirar. O resto será sempre o resto."

 by Crisbalbueno

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

 
"Oro a Deus não pedindo cargas mais leves, e sim ombros mais fortes. E tenho repetido que no que depender de mim, me recuso a ser infeliz.”

Caio Fernando Abreu

terça-feira, 27 de novembro de 2012


Quero amigos, não admiradores. Pessoas que me respeitem pelo caráter e pelo que faço, não pelo sorriso encantador. O círculo ao meu redor seria bem menor, mas não importa, desde que fosse composto por gente sincera.
O diário de Anne Frank

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Um pouquinho de Nietzsche...

‎"...Em última instância, será como é e sempre foi:
as grandes coisas ficam para os grandes,
os abismos para os profundos,
as branduras e os tremores para os sutis e,
em resumo, as coisas raras para os raros."

Friedrich Nietzsche
"Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Não sou pretensiosa. Escrevo para mim, para que eu sinta a minha alma falando e cantando, às vezes chorando..."
 Clarice Lispector


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

RUBEM ALVES

Meu grande Mestre! Grande inspiração! Quanto mais te leio, mais te admiro...

"Sou composta por urgências: minhas alegrias são intensas, minhas tristezas, absolutas. Me entupo de ausências, me esvazio de excessos. Eu não caibo no estreito, eu só vivo nos extremos. Eu caminho, desequilibrada, em cima de uma linha tênue entre a lucidez e a loucura. De ter amigos eu gosto porque preciso de ajuda pra sentir, embora quem se relacione comigo saiba que é por conta-própria e auto-risco. O que tenho de mais obscuro, é o que me ilumina. E a minha lucidez é que é perigosa (como dizia Clarice Lispector). Se eu pudesse me resumir, diria que sou irremediável!"
 
 
         Marla de Queiroz
 
 

SORRIA!


"Invente uma boa abobrinha e ria, feito louco, feito idiota, ria até que o que parece trágico perca o sentido e fique tão ridículo que só sobra mesmo a vontade de dar uma boa gargalhada."
 
Caio Fernando Abreu 

terça-feira, 20 de novembro de 2012

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Mais uma vez Rubem Alves...

"Concluí que o 'eu' é um bolso que o corpo carrega.(...)
À medida que fui crescendo, fui tirando uns objetos do meu bolso e colocando outros. 
Mudaram os objetos. 
O bolso continua o mesmo...
(...)
Houve uma coisa no meu bolso que não mudou.
Não é uma ideia . 
É uma aflição, uma pergunta."

(Da obra Coisas da alma)

sábado, 10 de novembro de 2012

"Na certeza de que nem tudo é como pensamos ser, deixo nas mãos do Pai o ponto final para as minhas conclusões." ♥
by Crisbalbueno
 

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

"Nó aperta
Laço enfeita
Simples assim..."
Quem não planta jardins por dentro,
não planta jardins por fora
e nem passeia por eles...

Rubem Alves


"Um livro aberto é um cérebro que fala; Fechado, um amigo que espera; Esquecido, uma alma que perdoa; Destruído, um coração que chora." 
 Voltaire

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Trecho do Livro: O mundo é pra ser voado

"Abri gavetas, fechei portas, ameacei abandonar objetos considerados desnecessários, empacotei afeições, enfrentei despedidas, investi na saudade."
(Vivina de Assis Viana)

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Trecho de - Antes que o Mundo Acabe:

"Qual o mal que não foi inventado, planejado, executado por gente?" (Marcelo Carneiro da Cunha)        

domingo, 4 de novembro de 2012

"Resta uma ternura por tudo o que é fraco, do pássaro de asa quebrada ao velho trôpego e surdo."
Pimentas - Rubem Alves

Felicidade é continuarmos a desejar aquilo que temos."
 
Santo Agostinho

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Meu Destino

Amanheci com raiva, anoiteci aos prantos. Tantos sentimentos diversos, tantos pensamentos...lembranças. 
Veio em minha mente uma frase que eu li do grande Rubem Alves:" A dor se vai, sim, mas fica de tocaia..."
É verdade, ela adormece, tem horas que rio dela, chego a zombar, penso que a venci, ledo engano...ela fica à espreita. Fica parada, me examinando. Tem dias que a percebo, olho pra trás, não vejo ninguém, e prossigo, é ela me vigiando. Tinhosa, me espera na próxima esquina, numa calçada qualquer, e, de repente, quando menos espero, a gente se esbarra. Ora, ela conhece minha vida, meus passos, sabe onde trabalho, o que quero, os meus afazeres...Não tenho como escapar, ás vezes, tento fugir, mas sou pega pelos cabelos. Não tem saída. 
Um dia, resolvi manter um diálogo com ela, um tipo de comunicação, pra ver se assim ela me deixava quieta, no meu canto e ia em busca de outra andorinha qualquer. Fiz tantas perguntas, sem resposta. Ela não é de conversa, ela é dos sentidos. Fala através do tato com a sensação de ardor, de aperto e ao mesmo tempo de vazio; através dos olhos, quando exala lágrimas...fala através do olfato, quando trás aquele cheiro que tanto se deseja e não se pode mais ter...além do sabor, amargo, é bem amargo seu gosto. Das poucas palavras que me proferiu, só consegui entender uma em meio aos ruídos. Eu perguntei "Quem é você? Qual o seu nome? Por que me acompanha?" Ela me disse sem muitas explicações:"SAUDADE..."

Yales

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Uma dica:

Leia Pimentas de Rubem Alves. É uma delícia!


Trecho de Pimentas

"Leio a parábola do Filho Pródigo, uma estória que nunca aconteceu. Mas ao lê-la minhas culpas se esfumaçam e compreendo que Deus não soma débitos nem créditos..."

(Rubem Alves pág.179, 1º par. 14ª-17ªl.)




terça-feira, 30 de outubro de 2012


"Nasci pra ser livre, mas preciso saber pra onde voltar. Gosto do meu aconchego, meu porto-seguro, minha paz. E encontro tudo isso na minha família. Descobri que o amor só vem quando a gente começa a curtir a própria companhia, afinal, para se entregar para alguém é preciso saber exatamente quem você é (e ainda assim ser feliz)."
Clarissa Corrêa
"(...) Não, não pense que é sempre bom, não sou a-toda-boa, a toda alegre o tempo todo, a toda amorosa constantemente. Eu sou estranha, tenho gestos e pensamentos e encanações e neuras e filosofias viajantes e temperamento salgado e toda uma série de e's que não consigo ajustar aqui, agora, pra você, talvez por não saber ajustá-los nem pra mim. Mas deixa isso tudo pra lá, eu e a minha estranhice, estranheza, estranhagem, estranhamento, estranhação. Estranha ação. É isso aí, sou cheia de estranhas ações. Uma delas é tentar explicar o sentido de uma coisa que nem sentido faz."

Clarissa Corrêa

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Hoje é o dia Nacional do LIVRO!!!!!


Castro Alves disse: "Bendito aquele que semeia livros e faz o povo pensar."

"E da janela do quarto, vendo uma vida de estrelas passarem por seus olhos, algo lhe dizia: Tá vendo aquele mundo la fora? É seu, vai pegar!"

(Caio F. Abreu)

Trecho de Hermann Hesse

"Queria apenas tentar viver aquilo que brotava espontaneamente de mim. por que isso me era tão difícil?"

(Da obra Demian)

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A gente podia ser mais tolerante um com o outro. Fazer uma corrente do bem, dos bons pensamentos, da sinceridade, da tribo do romance e da delicadeza. E pedir mais. Muito mais. Mais amor. Mais gente fina, elegante e sincera. Mais contas pagas. Mais unhas fortes. Mais bunda lisinha. Mais coxas firmes. Mais beijos na bochecha, na testa e na boca. Mais beijos de língua. Mais beijos de cinema. Mais gente que cuida da própria vida. Mais liquidação.

Mais bom dia, boa tarde e boa noite. Mais educação. Mais com licença, de nada, me desculpa, obrigada, por favor. Mais livros. E mais leitores. Mais cheirinho de casa limpa e roupa nova. Mais feriado. Mais dias de sol e vento no rosto. Mais outono e primavera. Mais namoro. Mais mãos dadas. Mais abraços acolhedores. Mais conforto. Mais carinho nas costas. Mais massagem nos pés.

Mais dinheiro achado no bolso da calça. Mais água de coco e espumante geladinhos. Mais Pringles e Doritos. Mais shampoo que deixa o...
cabelo brilhoso. Mais segurança. Mais ar-condicionado. Mais saúde para dar, vender e emprestar. Mais cama boa para deitar. Mais banhos de banheira com espuma. Mais rímel que não borra. Mais calça que não aperta. Mais sapato que não machuca.

Mais soninho depois do almoço. Mais pôr-do-sol. Mais lambida de cachorro. Mais conversa para resolver os problemas. Mais respeito de telemarketing. Mais respeito no trânsito. Mais respeito no condomínio. Mais respeito na fila do banco. Mais respeito. E ponto.

Mais amor ao falar. Mais paciência ao ouvir. Mais cautela ao lidar. Mais roupa bonita no closet. Mais amigos de verdade. Mais sorrisos de verdade. Mais amores de verdade. Mais verdade. E só.

Clarissa Corrêa

terça-feira, 23 de outubro de 2012

“Fiz o que era mais urgente: uma prece.
Rezo para achar o meu verdadeiro caminho. Mas descobri que não me entrego totalmente à prece, parece-me que sei que o verdadeiro caminho é com dor. Há uma lei secreta e para mim incompreensível: só através do sofrimento se encontra a felicidade. Tenho medo de mim pois sou sempre apta a poder sofrer. Se eu não me amar estarei perdida — porque ninguém me ama a ponto de ser eu, de me ser. Tenho que me querer para dar alguma coisa a mim. Tenho que valer alguma coisa? Oh protegei-me de mim mesma, que me persigo. Valho qualquer coisa em relação aos outros — mas em relação a mim, sou nada.
É tão bom ter a quem pedir. Nem me incomodo muito se eu não for totalmente atendida. Eu peço a Deus para eu ser mais bonita — e não é que meu olho faísca ao mesmo tempo que meus lábios parecem mais doces e cheios? Eu peço a Deus tudo o que eu quero e preciso. É o que me cabe. Ser ou não ser atendida — isso não me cabe a mim, isto já é matéria-mágica que se me dá ou se retrai. Obstinada, eu rezo.
Eu não tenho o poder. Tenho a prece."

LISPECTOR. Clarice. 1925-1977.
Um Sopro de Vida.
"Eu escrevo como se fosse para salvar a vida de alguém, provavelmente a minha própria vida."

(Um sopro de vida- Clarice Lispector)

domingo, 21 de outubro de 2012


"O meu destino? Ser miserável, pelo menos hoje. Não sou negativa, nem pessimista, odeio gente que bufa feito égua, gente que suspira, gente que passa a imagem de carregar um fardo nas costas. Gosto de alegria. De sorriso. De verdade. Mas nem sempre a verdade é alegre e sorridente. Às vezes a verdade é uma tpm maldita e a grande sensação de que você está fazendo a maior besteira da sua vida."
Clarissa Corrêa

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Trecho de "Feliz por nada" - Martha Medeiros

"Benditos os que conseguem se deixar em paz.
Os que não se cobram por não terem cumprido suas resoluções , que não se culpam por terem falhado, não se torturam por terem sido contraditórios, não se punem por não terem sido perfeitos.
Apenas fazem o melhor que podem."

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Meu Deus! Com as eleições, a cidade está uma loucura! Qual o propósito de tudo isso? Lembrei de uma frase de Martha Medeiros:

"Se é preciso pão e circo, de circo ao menos, temos tido fartura. Viva o ópio do povo."

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

"O principal fica sempre protegido.
 Entre parênteses ou dentro do peito."

                                                 Clarissa Corrêa

sábado, 22 de setembro de 2012

"Não, eu quase gritava, não quero nada disso. Quero um céu azul, umas campinas verdes, alguns pinheiros no meio de um capãozinho de plantas silvestres, um lajeado onde eu possa colocar uma cadeira de praia e olhar o tráfego das nuvens. Umas porteiras carcomidas pelo tempo. E cercas com fios de arames enferrujados onde pousem pássaros..."

(Miguel Sanches Neto)

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Preciso que um barco atravesse o mar
lá longe
para sair dessa cadeira
para esquecer esse computador
e ter olhos de sal
boca de peixe e o vento frio batendo nas escamas.

Marina Colasanti
"Dentro de um abraço é sempre quente, é sempre seguro.
Dentro de um abraço não se ouve o tic-tac dos relógios e, se faltar luz, tanto melhor.
Tudo que você pensa e sofre, dentro de um abraço se dissolve."


(Martha Medeiros em Feliz por nada, pág. 11/12, 6º par., 3ª-7ªl)

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

" Meu Deus é humilde.
 Não posso imaginar um Deus repressor e um Deus que não sorri.
Quem não te sorri não é cúmplice."

Martha Medeiros

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Trecho de Non-Stop de Martha Medeiros

"Somos todos pontas de iceberg.
Deixamos à mostra apenas um pedaço do que somos.
Atraímos com a parte que está à tona e ameaçamos
com nossa parte escondida, imensa e
indissolúvel.
(...)
Icebergs podem surpreender positiva ou negativamente.
Só há uma maneira de descobrir:
Sejamos mergulhadores."

sábado, 25 de agosto de 2012


Já tem algum tempo... ando fechando os olhos e imaginando uma cena tipicamente tropical: uma rede balançando, uma brisa suave e, só pra completar, aquele cheirinho de chuva de verão no fim da tarde que tanto acalmava quando criança... Ando precisando de uma certa paz, tranqüilidade, calma. Férias mentais? É, talvez. Ando meio avoada, meio nada, meio tudo, ando do jeito que detesto: no meio-termo, nem lá nem cá. Tentando separar o bom do ruim, o amor do ódio, a confiança da falsidade. Já fui ovo, larva, hoje ando meio borboleta: leve, livre e inconstante. 
 (Simone Oliveira)

"E ela não passava de uma mulher... inconstante e borboleta."  (Clarice Lispector)

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

quarta-feira, 15 de agosto de 2012


Nós, os humanos, temos essa horrível e maravilhosa capacidade de sofrer pelo que não existe. Somos neuróticos.
Rubem Alves

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

quinta-feira, 19 de julho de 2012

"Eu sou uma eterna apaixonada por palavras. Música. E pessoas inteiras. Não me importa seu sobrenome, onde você nasceu, quanto carrega no bolso. Pessoas vazias são chatas e me dão sono. Gosto de quem mete a cara, arrisca o verso, desafia a vida. Eu sou criança. E vou crescer assim. Gosto de abraçar apertado, sentir alegria inteira, inventar mundos, inventar amores. O simples me faz rir, o complicado me aborrece".




Caio Fernando de Abreu



"Tenho que ter paciência para não me perder dentro de mim: vivo me perdendo de vista. Preciso de paciência porque sou vários caminhos, inclusive o fatal beco-sem-saída."
"Tenho que ter paciência para não me perder dentro de mim: vivo me perdendo de vista. Preciso de paciência porque sou vários caminhos, inclusive o fatal beco-sem-saída."

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Eu sempre tive a cabeça e os pés nas nuvens. Era uma otimista nata. Achava que tudo ia se resolver, que as coisas iam dar certo. Depois, vivi um período que chamo de aprendizado. Nele, passei noites em claro em busca de soluções, saídas e atalhos. Revirava na cama pensando nos problemas. E não resolvia nada. Além disso, ganhava de brinde olheiras, uma cara amassa e um humor instável pela noite mal dormida. Custou muito até que eu encontrasse o meu equilíbrio. Foi muito trabalho árduo, muita terapia, muita leitura, muita vivência. Hoje eu consigo dar bola para o que realmente importa. É claro que de vez em quando tenho recaídas, mas aí puxo a minha orelha e digo para. Chega.

(Clarissa Corrêa)

domingo, 24 de junho de 2012

quarta-feira, 20 de junho de 2012

"Sou complexa, sou mistura, sou mulher com cara de menina… E vice-versa. Me perco, me procuro e me acho. E quando necessário, enlouqueço e deixo rolar…



Não me dôo pela metade, não sou tua meio amiga nem teu quase amor. Ou sou tudo ou sou nada. Não suporto meio termos."


Tatiane Bernardi


domingo, 17 de junho de 2012





"Tenho que ter paciência para não me perder dentro de mim: vivo me perdendo de vista. Preciso de paciência porque sou vários caminhos, inclusive o fatal beco-sem-saída."

Clarice Lispector











quarta-feira, 13 de junho de 2012

Se algumas pessoas se afastarem de você, não fique triste, isso é resposta da oração: “livrai-me de todo mal, amém”.
(Caio Fernando Abreu)

quarta-feira, 6 de junho de 2012

“Acredito no seguinte: o olho das pessoas que gostam de você sempre vai brilhar quando alguma coisa boa te acontece. Se ele não brilha, meu amigo, há algo errado no paraíso.”



Clarissa Corrêa

sábado, 2 de junho de 2012


O problema é que quero muitas
coisas simples,
então pareço exigente.

Fernanda Young
“Ando um pouco para dentro, não sei se você entende. Me fechei um pouco, de tudo. Me abri para mim, me fechei para o resto. Ainda não sei se é certo ou no que vai dar, mas garanto que estou me descobrindo um pouco.”
Clarissa Corrêa

terça-feira, 29 de maio de 2012

"Saudade é não saber. Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento, não saber como frear as lágrimas diante de uma música, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche".

Martha Medeiros
 Faz uma semana que você se foi Vovó, e ainda não sabemos como viver sem sua presença...

quinta-feira, 3 de maio de 2012

"O vento é sempre o mesmo, mas sua resposta é diferente em cada folha".

(Cecília Meireles)

terça-feira, 24 de abril de 2012

Desmediocrize sua vida. Procure seus ‘desaparecidos’, resgate seus afetos. Aprenda com quem tiver algo a ensinar, e ensine algo àqueles que estão engessados em suas teses de certo e errado. Troque experiências, troque risadas, troque carícias. Não é preciso chegar num momento limite para se dar conta disso.O enfrentamento das pequenas mortes que nos acontecem em vida já é o empurrão necessário. Morremos um pouco todos os dias, e todos os dias devemos procurar um final bonito antes de partir.
Martha Medeiros

Trecho de Martha Medeiros

"Vamos deixar para sofrer pelo que é realmente trágico, e não por aquilo que é apenas um incômodo, senão fica impraticável atravessar os dias.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

"Somos prisioneiros de nós mesmos.
Nunca se esqueça disso, e de que não há fuga possível."

Lao Tse

domingo, 15 de abril de 2012

Trecho de "Deus é meu sucesso" - Larry Julian

"Conceda-me a dádiva da fé.
Preciso de seu encorajamento.
Preciso escutar Sua voz,
ajude-me a lutar hoje, 
ajude-me a vencer a batalha 
que acontece em minha mente,
ajude-me a não desistir por medo.
Faça minha fé mais forte.
Ajude-me a celebrá-Lo,
a estimá-Lo, a apreciá-Lo,
a confiar no Senhor."

(pág.127, 5º par. 1ª - 5ª l)

quinta-feira, 22 de março de 2012



"Há tantas formas de amar...
 Por que perder tempo com sentimentos menores?"

Gabriel Chalita
(Felicidade, pág. 118, 1º - 2º verso)

Trecho do livro Felicidade de Gabriel Chalita

"Matérias-primas de que fomos feitos são duas,
 paradoxalmente duas: pó e amor!
 O pó nos iguala.
 O amor nos identifica."

(pág. 117, 1º-4º verso)

sexta-feira, 16 de março de 2012

Martha Medeiros em Feliz por nada

"Somando os prós e os contras, as boas e más opções, onde, afinal, é o melhor lugar do mundo?
Meu palpite: dentro de um abraço.
Que lugar melhor para uma criança, para um idoso, para uma mulher apaixonada, para um adolescente com medo, para um doente, para alguém solitário? Dentro de um abraço é sempre quente, é sempre seguro. Dentro de um abraço não se ouve o tic-tac dos relógios e, se faltar luz, tanto melhor. Tudo o que você pensa e sofre, dentro de um abraço se dissolve."
"Nas perdas, que eu ganhe aprendendo.
 Nos tombos, que eu ganhe levantando."


(Trecho do livro Ágape- Pe. Marcelo Rossi)

quarta-feira, 14 de março de 2012

"Você é um super-herói. 
Um super-herói de si mesmo."

(Retirado da obra Autobiografia de um super-herói - Alexandre Barbosa de Souza)

terça-feira, 13 de março de 2012

Texto do livro Ágape, de Pe. Marcelo Rossi

Senhor,
Tu és o bom Pastor.
Eu sou a Tua ovelha.
Em alguns dias, estou sujo;
Em outros, estou doente.
Em alguns dias, me escondo;
Em outros, me revelo.
Sou uma ovelha ora mansa, ora agitada.
Sou uma ovelha ora perdida, ora reconhecida.
Eu sou Tua ovelha, Senhor.
Não permita que eu me perca,
que eu me desvie do Teu rebanho.
Mas se eu me perder, eu Te peço, Senhor,
Vem me encontrar.
Amém.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

" Não há nada de nobre em ser superior a uma outra pessoa.
A verdadeira nobreza está em ser superior ao seu antigo eu."
Trecho de O monge que vendeu sua Ferrari de Robin S. Sharma

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012