segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Que venha a chuva!

A cada dia, um novo desafio...a cada dia, uma nova etapa. 
Ah, é muito importante saber que não estou sozinha. NUNCA. tenho elos que me fortalecem, que me dão coragem. Pessoas que me amam, de verdade. E, além do mais, tenho a força e a presença real de um Deus que me sustenta e me levanta. 
O lema é esse: Confiar sem duvidar. Mesmo com tribulações, com dificuldades, com tumulto, ora...é confiar! Deus está junto de nós de acordo com o que entregamos. Se damos pouco, e nos agarramos aos problemas, por que Ele iria nos fortalecer, ou nos ajudar? Se o temos com garra, é porque queremos aquela dificuldade junto de nós. Agora, se por outro lado, apresentamos a Ele, entregamos e confiamos, tudo se torna mais fácil. Não é questão de mágica, não é que tudo de ruim vai desaparecer, mas é uma relação de divisão. Ora, se eu digo pra Deus que não posso sozinha, Ele me ajuda, me fortalece. Se eu confio, Ele muda o rumo, a direção (dos meus pensamentos, dos problemas, das más escolhas que fiz), mostra soluções, mesmo que as vezes sejam um pouco dolorosas. 
Vi uma frase na net ontem que diz 

"Viver não é esperar a tempestade passar, é aprender a dançar na chuva"

Fiquei pensando em quantas tempestades já passei, quantas vezes me vi quase naufragando, me perdendo...Minha tempestade já esteve muito forte, derrubou barracos em meu coração, causou inundações, destruição. Já trouxe à mostra sujeira, lama, tudo que uma enxurrada provoca. Hoje, está mais tranquila, ou talvez eu saiba lidar melhor com ela, aprendi aos poucos em que poças devo pisar. Sei que vez ou outra, entra aguá enlameada de novo no meu peito, e lá vou eu de novo com o rodo, enxugando sem demora...outras vezes, fico deitada na minha varanda, olhando a chuva cair, olhando e sonhando com um belo sol e céu azul...nenhuma chuva é pra sempre, nenhum problema, nenhuma dor. Quem sabe não é isso? Temos que passar pela chuva, para estar mais limpos e valorizarmos melhor o verão? Quem já tomou banho de chuva quando era criança sabe, mesmo com os perigos, medos de raios, relâmpagos, o que nos move é a alegria de nos sentirmos livres. Será que não é essa a verdadeira razão? Aprender a dar valor às coisas que realmente valem à pena?
Em Ou isto ou aquilo, Cecília Meireles nos proporciona refletirmos que a vida tem suas fases
"Ou se tem chuva e não se tem sol, 
Ou se tem sol e não se tem chuva!"  
 Acho muito interessante esse poema de Cecília, e ela acrescenta
"É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!"
 Como seria bom sentir todas as coisas ao mesmo tempo, não é mesmo? Mas será que iríamos conseguir entender as situações, fazer as escolhas, sofrer as demoras? Será? Não sei. Só sei que algumas vezes surgem situações em nossa vida que servem pra mostrar que não temos o poder de todas as coisas, que não somos nada, que precisamos dos outros e de Deus. Que o essencial da vida deve ser buscado todos os dias, e não se compra, são momentos tão simples que na maioria des vezes fica esquecido. O importante é viver cada momento. Respirar fundo, resistir.
Não sei que tipo de reviravolta está acontecendo na minha vida, só sei que por tudo o que passo, tenho que aprender algo. E como diz o professor Gretz, um palestrante muito iluminando e cheio de vida, o essencial é "SAIR PRA VENCER VENCENDO!!"

E eu acrescento:
SAIR PRA VENCER VENCENDO, MESMO DEBAIXO DE MUITA CHUVA.

Talvez é a hora de arriscar alguns passos, correr pela chuva sem medo e sapatear, cantarolando...
"Chove chuva, chove sem parar!!..."

Um comentário:

  1. Dançar na chuva não é tarefa para muitos. A maioria faz é se encolher e esperar ela passar. Seja chuvendo ou fazendo sol quero estar ao seu lado encolhida ou dançando. Enxarcadas muitas vezes poderemos ficar, mas nunca encolhidas. Se está chuvendo é pq a Terra precisa de água. Que venha a chuva então!!!!

    ResponderExcluir